Qual a vantagem de ser um cidadão italiano?
O princípio de obtenção da cidadania italiana é diferente da brasileira, a cidadania italiana é transmitida pelo sangue (princípio “jus sanguinis”), sendo transmitida de pai para filho, a cidadania brasileira por sua vez é obtida basicamente pelo local ou “solo” do seu nascimento (princípio “jus solis”), por esta razão é possível para uma pessoa descendente de italianos mas nascida em solo brasileiro “acumular” as duas cidadanias (dupla-cidadania), bem como as vantagens de ambas.
Um cidadão italiano pode transitar livremente pelos países da comunidade européia, podendo também morar, trabalhar, estudar, realizar qualquer negócio e até votar e ser eleito nestes países, pois a Itália é membro da comunidade européia, desta forma um cidadão italiano pode possuir um passaporte da comunidade européia, tendo maior facilidade de obtenção de vistos em outros países, como Estados Unidos, Canadá e Japão, por exemplo.

Meus filhos e cônjuges têm direito a dupla-cidadania?
Como a cidadania italiana é transmitida por sangue, de acordo com a lei seus filhos também têm este direito. No caso de filhos menores, basta que seus documentos de nascimento sejam apresentados juntamente com os seus no processo, para que eles tenham suas cidadanias reconhecidas.
Esposas de descendentes de italianos casadas antes de 27/04/1983 recebem automaticamente a dupla cidadania de seus maridos.
Cônjuges casados após esta data têm direito ao requerimento de naturalização, podendo fazer a solicitação após 3 anos de casamento, no caso de residirem no Brasil, ou após 6 meses de casamento quando possuírem residência fixa na Itália.

Quais documentos precisam ser apresentados?

  • Certidões de nascimento, casamento e óbito de todas as pessoas da linha de descendência (Ex: você, pai, avô, bisavô, trisavô), e certidões de nascimento dos seus filhos menores (se for o caso), todas em 2ªs vias recentes.
  • Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do seu ancestral italiano, expedida pelo ministério da justiça.
  • Todos os documentos (com exceção do nascimento do ancestral italiano) devem ser traduzidos para o italiano por tradutor juramentado, com as firmas dos cartorários e tradutores reconhecidas em tabelião de notas.
  • Todas os documentos deverão ser legalizadas no consulado italiano responsável pela região aonde você reside no Brasil.

Para maiores detalhes sobre a obtenção e preparação dos documentos, consulte a seção “Antes de ir para a Itália”.

Não sei aonde meu antepassado nasceu, como posso descobrir?
Procure conversar com as pessoas mais idosas de sua família, muitas vezes estas pessoas possuem documentos guardados, ou até mesmo conheceram pessoalmente seu antepassado ou pessoas que conviveram com eles. Procure também pistas nos documentos, começando sempre pelo seu nascimento e depois do seu pai e assim sucessivamente.
Na seção Links você encontrará alguns sites que poderão ajudar em sua busca. Você pode também entrar em contato com nossa agência e informar-se sobre o serviço de busca de documentos na Itália que oferecemos.

Por que devo contratar um serviço de assessoria?
A grande maioria das pessoas quando está colhendo informações sobre o processo de reconhecimento de cidadania diretamente na Itália, se depara com a dúvida: “Devo contratar os serviços de assessoria para ter meu direito reconhecido?”
Entre as vantagens de contar com estes serviços, destacam-se:

  • Translado de/para aeroporto ou estação de trem na chegada e na partida
  • Conhecimento e anos de experiência em inúmeros processos de cidadania
  • Intérprete fluente em italiano para as diversas fases do processo
  • Extensa rede de contatos em todos os órgãos envolvidos, na Itália e no Brasil
  • Residência e hospedagem com Internet 24hs a preços reduzidos
  • Indicação e acompanhamento para a primeira compra de gêneros alimentícios e etc.

Qual a vantagem em contratar uma agência registrada?
Contratando os serviços da Agência Tia Lei você estará amparado pela lei italiana, pois estará contando com os serviços de uma empresa devidamente registrada na câmara de comércio Italiana. Não estará fazendo “acordos verbais” com uma pessoa física, ao contrário, terá a salvaguarda de um contrato e de notas fiscais.

© Copyright 2008 - Agenzia disbrigo pratiche Tia Lei - todos os direitos reservados