A nacionalidade italiana é baseada no conceito juris sanguinis, também conhecido como “direito de sangue”, que consiste na transmissão dos privilégios de uma determinada cidadania de pai para filho, sempre pela linha paterna sem limites de gerações, existem exceções no caso de existência de mulheres na linhagem, em razão da promulgação da constituição Italiana que entrou em vigor no dia 1/1/1948 e confere a igualdade entre os direitos das mulheres e dos homens, incluindo o poder de transmitir a cidadania, este “poder” só é válido para os filhos(as) nascidos depois desta data.

Também é preciso verificar se o seu ascendente não se naturalizou no Brasil, em caso positivo, só terão direito os filhos nascidos antes da data de naturalização e conseqüentemente seus netos, bisnetos, etc. Isso será verificado junto ao Ministério da Justiça Brasileiro, quando for emitida a CNN (Certidão Negativa de Naturalização), que é um documento fundamental no processo de reconhecimento. Clique aqui e veja como solicitar este documento.

Além disto, é preciso verificar se o seu ascendente nasceu na Região do Trentino - Alto Adige/Sudtirol, neste caso, não há direito automático ao reconhecimento da cidadania italiana, o processo é regulamentado pela lei 379/2000. Informe-se junto a agência sobre como funciona o processo neste caso.

Veja no gráfico a seguir se de acordo com as leis italianas atuais, você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana.

 

Ainda tem dúvida? Preencha o formulário com seus dados, e entraremos em contato.:

Nome: *
E-Mail: *
Nascimento: dd/mm/aaaa
Telefone: Somente números.
Endereço:
CEP: Somente números.
Cidade: *
UF: Ex: MG
País:
   
Descendência Italiana por parte de:
Pai
Mãe
Ambos
   
Você é: Filho(a)
Neto(a)
Bisneto(a)
Tataraneto(a)

Dados do(a) italiano(a)

Nome:
Nascimento: dd/mm/aaaa
Cidade:
Província:
Região:
Nome da mãe:
Nome do pai:

Dados do cônjuge

Nome:
Nascimento: dd/mm/aaaa
Cidade:
Província:
Região:
Nome da mãe:
Nome do pai:

Outras Informações

Desembarque: dd/mm/aaaa
Filhos italianos:
Irmãos:
Outras Informações:
   
Documentos que possui do(a) italiano(a):
Certidão de nascimento
Certidão de casamento
Certidão de óbito
Cédula de identidade modelo 19
   
É naturalizado?
Sim, em dd/mm/aaaa
Não
Não se sabe
   
Comentários:
© Copyright 2008 - Agenzia disbrigo pratiche Tia Lei - todos os direitos reservados